Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO)

A Monitoração Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO) é uma técnica utilizada para avaliar, durante as cirurgias, a função neural, a qual envolve a transmissão de impulsos entre as estruturas neurológicas, como o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos.

A Neurofisiologia Clínica é o campo de estudo que se dedica a analisar essa função neural. Para isso, são empregados métodos amplamente difundidos, como a Eletroneuromiografia , Neuro Condução sensitiva e motora, bem como os Potenciais Evocados Motores e Somato-Sensitivos e o Eletroencefalograma.

Esses métodos permitem a avaliação precisa da função dessas estruturas, identificando possíveis déficits durante o procedimento cirúrgico. A aplicação dessas técnicas neurofisiológicas durante o ato operatório constitui a base da Neurofisiologia Intraoperatória, uma especialidade em crescimento.

A MNIO é utilizada em neurocirurgias para remoção de tumores cerebrais, do tronco cerebral, da medula espinhal e de nervos periféricos, em cirurgias de epilepsia e em correções de mal formações arterio-venosas.Em Ortopedia, pode ser utilizada em cirurgias corretivas de deformidades, como a escoliose, tratamento de hernias de discos, estenose de canal, em intervenções de descompressão da coluna cervical, torácica e lombar, tanto por métodos a céu aberto ou endoscópico.A MNIO também tem sua aplicabilidade em cirurgias de cabeça e pescoço, como tireoidectomia, esvaziamento cervical e remoção de tumores do nervo facial e de outros nervos localizados na região do pescoço.O objetivo principal da MNIO é detectar precocemente qualquer alteração durante o procedimento cirúrgico em fase precoce e inicial, possibilitando ao cirurgião ajustar sua abordagem , com o intuito de evitar que uma alteração funcional inicial se torne uma lesão permanente, que poderia comprometer as funções neurológicas com consequentes sequelas.

Indicações da MNIO