O que é MNIO

A MNIO é a realização de testes neurofisiológicos contínuos durante a execução de cirurgias que potencialmente possam levar a alguma lesão neural, seja ela periférica, da coluna ou cerebral. É um procedimento relativamente recente que tem tomado impulso baseado no avanço da eletrônica, da informatica e da grande motivação da medicina atual em oferecer um atendimento mais adequado a este tipo de paciente na procura de uma melhor qualidade de vida no período pos-operatório.

Você precisa ter instalando o plugin do Adobe Flash Player e também de um browser com suporte a javascript para ver este conteúdo...

A MNIO é realizada através de exames de Potenciais Evocados Motores (PEM) e Potenciais Evocados Somatossensitivos (PESS), Potenciais Evocados Auditivos (PEA), Potenciais Evocados Visuais (PEV), Eletromiografia livre (EMGL), Eletromiografia estimulada (EMGE), diversos reflexos neurofisiológicos, como por exemplo o reflexo H e o reflexo Bulbocavernoso e pesquisa de ondas F.

Os PESS(POTENCIAIS EVOCADOS SOMATO_SENSITIVOS) são realizados com estimulação nos nervos periféricos e captação em diversos pontos do sistema nervoso, principalmente no crânio.

Os PEM(POTENCIAIS EVOCADOS MOTORES) são realizados com estimulação elétrica transcraniana e captação nos músculos dos membros superiores e inferiores, dos segmentos que desejam ser monitorados, os PEA são realizados com estimulação auditiva por click e captação no crânio.

Os PEV(POTENCIAIS EVOCADOS VISUAIS) são realizados com estimulação por flash e captação no crânio.

Os potenciais são realizados logo após a indução anestésica, antes de iniciar-se o procedimento cirúrgico, sendo estes potenciais iniciais tomados como referência para comparação com os potenciais que são realizados durante todos o ato operatório. Se houver alguma deterioração dos sinais esta deterioração é imediatamente informada a equipe cirúrgica para que sejam tomadas as medidas adequadas para reverter esta situação e desta maneira objetivar uma reversão da alteração neurofisiológica, antes de que esta se transforme em um déficit clinico no período pós-operatório.

A MNIO e a área da Neurofisiologia Clínica que mais cresce no mundo e hoje temos esta tecnologia ao alcance dos cirurgiões no Brasil.

Desenvolvido por: KGTI - Web Sites e Blogs
Plataforma Web Sites e Blogs Auto Gestão KGTI Press
Avenida 9 de julho, 3229 Cj. 407 -Jardim Paulista – CEP: 01407-000
Fone/Fax: (11) 3578-4290 / 3057-2947