Potenciais Evocados Somatossensitivos (PESS)

Os PESS são respostas elétricas produzidas pelo sistema nervoso, tanto periférico como o central, a um estimulo elétrico. , Para sua realizacao sao posicionados eletrodos de captação nos pontos determinados (periferico, espinal ou craniano) e eletrodos de estimulação no territorio do nervo a ser avaliado.

Eles podem avaliar lesões nervosas periféricas, nas quais a sintomatologia pode ser a falta de sensibilidade ou a presença de dor, em uma determinada região, onde o nervo esta afetado, como por exemplo Meralgia Parestesica, que é uma lesão do nervo Cutâneo Femural Lateral que se manifesta por dores e formigamento na região lateral da coxa, ou lesões traumáticas dos diferentes nervos do corpo.

Outro tipo de PESS são realizados para avaliar a sensibilidade profunda,.Nestes o estímulo é realizado no tronco do nervo, sendo os mais utilizados o nervo Mediano, nos membros superiores e o nervo Tibial, nos membros inferiores. Este tipo de potencial é o mais adequado para avaliação das vias sensoriais na medula e no cérebro, tendo como exemplo de aplicação na avaliação da Esclerose Múltipla e de Tumores que afetem as vias sensitivas.

Desenvolvido por: KGTI - Web Sites e Blogs
Plataforma Web Sites e Blogs Auto Gestão KGTI Press
Avenida 9 de julho, 3229 Cj. 407 -Jardim Paulista – CEP: 01407-000
Fone/Fax: (11) 3578-4290 / 3057-2947