Eletroneuromiografia (ENMG)

A ENMG é um exame diagnóstico que avalia a função dos Sistemas Nervoso Periferico e Muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, as quais são registradas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo.

O exame é capaz de detectar se o Sistema Nervoso Periférico está lesado, onde está lesado e o quanto está lesado, podendo portanto fazer diagnósticos e prognósticos.

Você precisa ter instalando o plugin do Adobe Flash Player e também de um browser com suporte a javascript para ver este conteúdo...

O Exame é dividido em 2 partes:

Eletroneurografia: estuda a condução dos nervos periféricos, através de aplicação de impulsos elétricos de baixa intensidade, com objetivo de estimulá-los e produzir uma resposta chamada de potencial de ação, que pode ser analisado pelo neurofisiologista clínico, comparando-o com o lado contralateral, bem com os valores padronizados de normalidade.

Eletromiografia: estuda a atividade elétrica dos músculos, através da introdução de pequenas agulhas nos músculos, visando a análise da atividade muscular em repouso e durante a contração, em músculos selecionados conforme o planejamento do exame realizado pelo neurofisiologista clínico.

A realização de testes neurofisiologicos de longa latência, como o Reflexo H, o Reflexo Bulbocavernoso e a Onda F, auxilia na investigaçã neurofisiológica, pois complementam estudos nos quais a lesão fica localizada em locais de dificil acesso, como por exemplo na investigação de uma hernia de disco da coluna vertebral.

Desenvolvido por: KGTI - Web Sites e Blogs
Plataforma Web Sites e Blogs Auto Gestão KGTI Press
Avenida 9 de julho, 3229 Cj. 407 -Jardim Paulista – CEP: 01407-000
Fone/Fax: (11) 3578-4290 / 3057-2947